Portfolio

  • Diminuir fonte
  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Enviar para amigo

Carnaval Multicultural do Recife

Ano: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 | Área: Carnaval

O Carnaval Multicultural do Recife é democrático, popular e diversificado. É um dos primeiros carnavais de rua descentralizado, com mais de 50 polos de animação espalhados por toda a cidade. São centenas de espetáculos gratuitos, entre eles agremiações carnavalescas, shows de palco com artistas e orquestras.

Todo ano o Carnaval Multicultural homenageia dois grandes nomes da cultura pernambucana. No ano de 2010 os homenageados foram o compositor Getúlio Cavalcanti e o artista plástico Vicente do Rêgo Monteiro. No carnaval de 2011 foi o Maestro Duda e da artista plástica Tereza Costa Rêgo.

SITE: http://www.carnavaldorecife.com.br/

A Incentiva atua no Carnaval Multicultural do Recife desde 2002.

> Mais informações
Casa de Cultura e Cidadania

Casa de Cultura e Cidadania

Ano: 2008, 2009, 2010 | Área: Sociocultural

As Casas de Cultura e Cidadania são polos culturais nas comunidades onde atuam proporcionando às crianças e adolescentes de baixa renda oficinas artísticas, além de um extenso programa de cursos promovendo a inserção socioeconômica, educacional e cultural da população.

O conceito fundamental das Casas de Cultura e Cidadania é transformar áreas em risco social em redes interativas de promoção cultural, vivas e efervescentes, não apenas levando cultura para as comunidades, mas estimulando-os a produzir cultura, dando autonomia e lhes apresentando novos paradigmas e parâmetros de comparação e conhecimento. São centros culturais que veem o cidadão como agente transformador da comunidade aonde vive e de si mesmo, possibilitando o exercício da cidadania – compreendendo-a como um exercício polí­tico e estético –, e o resgate da autoestima a partir da ampliação do conhecimento e da vivência de experiências lúdicas e criativas.

SITE: www.casadeculturaecidadania.com.br

A Incentiva atua na Casa de Cultura e Cidadania desde sua inauguração em 2008.

> Mais informações
Prêmio Imprensa Embratel

12° Prêmio Imprensa Embratel

Ano: 2010 | Área: Livro, Prêmio

O Prêmio Imprensa Embratel seleciona e premia trabalhos de destaque publicados no ano em curso em todos os meios de comunicação, nas áreas de investigação, pesquisa, divulgação e discussão de temas nacionais.

A fim de fomentar os trabalhos midiáticos ligados ao campo cultural, além do prêmio em dinheiro, os trabalhos vencedores são publicados em um livro, possibilitando a disseminação do material resultante do projeto para um número expressivo de pessoas. Realizado pelo Instituto Embratel, a 12ª Edição do prêmio contou com a mobilização, credibilidade, transparência e divulgação do projeto junto a toda comunidade jornalística brasileira, através de portais na internet e informativos impressos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Para obter mais informações acerca do prêmio, acessar o site.

SITE: http://www.planinonline.com.br/premioimprensa/index.php

> Mais informações

Claudia Leitte – Ao Vivo em Copacabana

Ano: 2008 | Área: Música

Claudia Leitte lançou sua carreira solo com “Ao Vivo em Copacabana”. Com um público de aproximadamente 1 milhão de pessoas Claudia Leite trouxe sucessos enquanto vocalista do grupo Babado Novo e algumas canções inéditas: Quem é de Fé Balança, Beijar na Boca, Cidade Elétrica, Carnaval de Salvador, entre outras.

O show contou com a participação de Carlinhos Brown, Badauí, Daniela Mercury, Wando e Gabriel Pensador.

> Mais informações

BB King – The Farewell World Tour

Ano: 2006 | Área: Música

Em 2006, com mais de 60 anos de carreira, BB King, escolheu o Brasil para encerrar sua carreira internacional. The Farewell World Tour, a turnê mundial de despedida, passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Na época 81 anos o Rei do Blues, acompanhado de sua inseparável Lucille, embalou diversos sucessos nos palcos brasileiros.

Em 2010 BB King retornou ao brasil com a turnê One More Time.

A Incentiva atuou junto a produção da The Farewell World Tour em 2006 no Rio de Janeiro.

> Mais informações
Sino Azul

Coleção Sino Azul

Ano: 2010 | Área: Livro

Buscando preservar a memória da evolução da telecomunicação no país, a Fundação Telefônica, através do núcleo Memória Telefônica, digitalizou 350 edições da revista Sino Azul, publicação da CTB (Companhia Telefônica Brasileira) que circulou na cidade de São Paulo entre os anos de 1920 e 1970.

Atualmente o livro “Nas capas da Sino Azul”, com as principais capas e artes gráficas da revista; e a digitalização de todos os exemplares para pesquisas na internet, podem ser acessados através do site: www.colecaosinoazul.org.br

> Mais informações
Tão Longe Tão Perto

Tão Longe Tão Perto

Ano: 2009, 2010 | Área: Exposição

A exposição “Tão Longe Tão Perto” marca as comemorações dos 10 anos da Fundação Telefônica, que abre ao público o acervo do Núcleo Memória, composta de aparelhos raros, fotos e documentos históricos; além de instigar um rico debate sobre o futuro das telecomunicações. Da voz humana à telepresença, a mostra convidou o visitante a interagir e o surpreende com invenções que encurtaram distâncias e redefiniram relacionamentos sociais e estruturas urbanas.

Com curadoria de Peter Schulz, professor e físico da Universidade Estadual de Campinas, a mostra conduz o visitante pela história da comunicação desde os primórdios, quando a voz humana era o recurso possível, até as principais inovações tecnológicas que promoveram o encurtamento das distâncias geográficas e, ainda hoje, redefinem relacionamentos sociais e estruturas urbanas no Brasil e no mundo.

As instalações da exposição Tão Longe Tão Perto  foram em Brasília no Museu Nacional da República e em São Paulo no Museu de Arte Brasileira FAAP.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SITE: http://www.taolongetaoperto.org.br

> Mais informações
Causos do Eca

Causos do Eca

Ano: 2009, 2010 | Área: Livro, Prêmio

“Causos do ECA” é um concurso promovido pela Fundação Telefônica em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância. O concurso tem por finalidade dar visibilidade aos relatos de crianças e jovens que vivenciaram situações em seu cotidiano nas quais o Estatuto da Criança e do Adolescente foi utilizado como ferramenta para garantia de direitos, além de estimular a criação literária e a produção audiovisual do público alvo.

Todos os causos finalistas têm suas histórias inseridas no Portal Pró-Menino, no livro resultante do projeto e em um CD-ROM. Os quatro curtas metragens finalistas são produzidos e filmados a partir das histórias finalistas e selecionados pela coordenação do concurso. Depois são exibidos durante o evento de premiação onde o melhor é escolhido pelo júri popular nesse dia.

O projeto se aplica a todo o território nacional e a inscrição, gratuita, é feita pela Internet, através do Portal Pró-menino (www.promenino.org.br) ou pelo correio.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

http://www.promenino.org.br

A Incentiva atua é parceira do Causos do Eca desde sua 5º Edição em 2009.

> Mais informações
Festival de Dança

Festival Internacional de Dança do Recife

Ano: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 | Área: Dança

O Festival Internacional de Dança do Recife é um evento voltado a todos os públicos interessados na arte da dança, às companhias profissionais e amadoras e as camadas populares, que habitualmente não tem acesso a produções artísticas de grande porte.

Mediante a promoção de performances de dança a preços populares, o Festival visa à democratização da produção artística e a elevação da dança no patamar mais alto. Além de divulgar e promover a arte da dança, buscando formar novas plateias, o Festival oferece todos os anos espaço para novos coreógrafos, grupos, companhias de dança e principalmente para os talentos locais mostrarem a qualidade de seus trabalhos.

Companhias que já participaram do Festival Internacional de Dança do Recife: Cia. de Dança Fátima Freitas, Grupo Galante, Cia. Vias da Dança, Flávia Pinheiro, Gustavo Ciríaco, Frederico Paredes, Coletivo Pernambuco, Trupe do Passo, Cia. de Dança Rock Boys, Mônica Burity, Maria Alice Poppe, Valéria Vicente, Companhia Ltda., Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, Balé Deveras e Companhia de Dança Tran Chan, Life is Perfect / Irrsinn / Cie. Toula Limanios (ALE) e Visitations (FR).

BLOG: http://dancarecife.blogspot.com/

A Incentiva atua no Festival Internacional de Dança do Recife desde 2002.

> Mais informações
Festival de Teatro

Festival Recife do Teatro Nacional

Ano: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 | Área: Teatro

Consagrado como evento de referência no âmbito das artes cênicas, o Festival Recife do Teatro Nacional é responsável pela difusão das produções artísticas provenientes das regiões norte e nordeste à nível nacional, tendo como público alvo estudantes, leigos, imprensa, formadores de opinião e alunos da rede pública de ensino do Recife.

O festival firmou-se no cenário artístico por receber ao longo dos anos inúmeras companhias de teatro de renome como: O Galpão (MG), Cia. Armazém (RJ), Tapa (SP), Os Satyros (SP), Udi-Grudi (DF), Teatro Popular União e Olho Vivo (SP), Cia. do Abração (PR), Cia. Livre (SP), Cia. Sírius (PB), Cia. de Teatro Atores de Laura (RJ), Remo Produções (PE), Parcas Sertanejas (PE) e Doutores da Alegria Recife (PE). O evento promove também a formação e qualificação profissional dos artistas locais através da realização de um seminário e oficinas criativas, promovendo a troca de experiências entre os participantes do festival.

O festival ocorre sempre em novembro e conta com homenageados, além de contemplar uma temática a cada edição a qual norteia a sua programação.

Site: http://www.recifeteatro.blogspot.com/

A Incentiva atua no Festival Recife do Teatro Nacional desde 2002.

> Mais informações
Bourbon Street Fest

Bourbon Street Fest

Ano: 2007, 2008, 2010 | Área: Música

Criado em 2003, para comemorar os 10 anos do Bourbon Street Music Club (SP), o Festival resume o rico panorama de estilos da música Louisiana, que vai da vanguarda ao jazz tradicional e passa pelo blues, zydeco, soul, R&B, funk, brass e suas várias vertentes. Uma festa que traz ao Brasil a alegria contagiante e a magia da cidade de New Orleans.

Em 2010, as apresentações ocorreram no Parque do Ibirapuera e no Bourbon Street Music Club em Moema. No Rio de Janeiro as apresentações aconteceram no Parque Garota de Ipanema e no Zozô, na Urca.

SITE: www.bourbonstreetfest.com.br

A Incentiva participou de todas as edições do Bourbon Street Fest no Rio de Janeiro (2007, 2008 e 2010).

> Mais informações
Poética da Percepção

Poética da Percepção

Ano: 2008 | Área: Exposição

Poética da Percepção foi uma exposição que trouxe mais de 30 obras de artistas consagrados, que permitem aos visitantes explorarem sensações peculiares. No passeio sensorial proposto pelo curador Paulo Herkenhoff o espectador pode testar todas as obras utilizando os cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar.

Foram selecionadas obras de artistas provenientes do século XIX, modernismo, neoconcretismo, arte conceitual e do recente centenário da produção brasileira entre Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Amílcar de Castro, Cildo Meireles, José Damasceno, Victor Brecheret e outros.

A exposição Poética da Percepção foi concebida para assegurar total acessibilidade aos deficientes físicos, adaptando não só o espaço da exposição como também o entorno dos locais onde a exposição se instalou. As instalações foram em São Paulo no Espaço Cultural Vivo, no Rio de Janeiro no Museu de Arte Moderna e em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer.

A Incentiva participou da Exposição Poética da Percepção no Rio de Janeiro e em Curitiba.

> Mais informações
Cine Elektro

Cine Elektro

Ano: 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 | Área: Cinema

O Cine Elektro promoveu a exibição gratuita e ao ar livre de filmes em cidades do interior de São Paulo. O projeto proporcionou lazer, cultura e entretenimento para a população, além de fomentar a formação de plateia para o cinema nacional. São duas sessões diárias (voltadas para o público infantil e para toda a família) por diversas cidades do interior, que em sua maioria, não possuem salas de exibição ou que as mesmas estejam em condições precárias.

O Cine Elektro percorreu 123 cidades, proporcionou 262 seções de cinema gratuito para um público total de 576.400 espectadores.

A Incentiva atuou em todas as ediçoes do Cine Elektro (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008).

> Mais informações
premio_estadao

Prêmio de Mídia Estadão

Ano: 2006 | Área: Livro, Prêmio

Organizado pelo jornal O Estado de São Paulo desde 1998, o prêmio de Mídia Estadão tem por objetivo incentivar o desenvolvimento técnico da atividade de mídia, valorizando soluções que beneficiem o setor de propaganda e marketing no Brasil, bem como as empresas anunciantes. O prêmio é voltado para profissionais do mercado de comunicação e estudantes universitários, a fim de fomentar novos talentos na área.

SITE DO EVENTO: http://www.premiomidiaestadao.com.br/

A Incentiva colaborou para a 9ª Edição do Prêmio (2006).

> Mais informações
Encontro com a Espanha

Encontro com a Espanha

Ano: 2005 | Área: Cinema, Dança, Exposição, Música

Encontro com a Espanha mostrou em Niterói diversas exposições, shows, apresentações de teatro e dança, mostras de cinema, lançamentos de livros, gastronomia, palestras, seminários, debates e mesas-redondas.

O projeto buscou estabelecer um diálogo baseado no resgate e na redescoberta de identidades. Foram convidados representantes de todas as regiões da Espanha.

O Encontro com a Espanha acolheu representações de 35 cidades espanholas e comunidades autônomas em 250 eventos gratuitos para a população e movimentou praticamente todos os espaços culturais da cidade.

> Mais informações
Arquitetura Vernacular Praieira

Arquitetura Vernacular Praieira

Ano: 2006 | Área: Livro

O Livro Arquitetura Vernacular Praieira, de Genival Júnior, revela uma grande riqueza de detalhes, a vivência construtiva de pescadores através de visitas “in loco”.

Foram mais de 13.000 km percorridos, passando por estradas, praias, igarapés e maceiós e no mar para chegar em todas as comunidades retratadas.

> Mais informações
Ferrovias no Brasil

Ferrovias no Brasil: um século e meio de evolução

Ano: 2008 | Área: Livro

“Ferrovias do Brasil” é o registro dos 150 anos de história das principais linhas dedicadas ao transporte de cargas, bem como as linhas voltadas para o transporte de passageiros, incluindo trens de longo percurso e os sistemas metropolitanos.

Reunindo um rico acervo histórico e cultural, o livro aborda o papel da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, entidade que atua heroicamente na preservação deste patrimônio nacional específico, a história dos trens turístico-culturais, museus ferroviários e monumentos vinculados à história do trem em nosso país.

O autor da publicação é o engenheiro João Bosco Setti, um dos integrantes da organização não governamental Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, especialista em mecânica de trens e um dos mais ativos pesquisadores da história ferroviária brasileira.

> Mais informações
nelson angelo

Minas em Meu Coração

Ano: 2008 | Área: Música

“Minas em meu Coração” é uma homenagem ao Estado de Minas Gerais, onde nasceu o compositor e músico, Nelson Ângelo, produzido com 11 faixas inéditas gravadas no Rio de Janeiro. O projeto contemplou a produção do CD, uma turnê por sete cidades brasileiras, totalizando dezessete shows, sendo dezesseis destes com entrada gratuita e um público de mais de quatro mil pessoas.

A gravação do CD contou com as participações especiais de Robertinho Silva, Luiz Alves, Carlos Malta, Roberto Marques, Jodi Gren, Kiko Continentino, Ana Martins, Ricardo Costa, Paula Santoro, Paulo Guimarães, Cristiano Alves, Hugo Pilger, Edu Neves, Kundera Valdez, Mateus Ceccato, Zezinho da Sanfona, Solis Festero, Guto Wirtti e Armire Durvin.

> Mais informações
Boca do Céu

Boca do Céu

Ano: 2009 | Área: Teatro

O Boca do Céu é ponto de encontro de profissionais das mais diversas áreas como: artes cênicas, música, cinema, antropologia, entre outras; que propõe o enfoque e aperfeiçoamento na reflexiva arte de contar histórias e o estímulo da criação artística oral e corporal.

O evento teve a sua primeira edição em 2001 e promove oficinas, mesas de debate, palestras, apresentações teatrais para crianças, adultos e estudantes da rede pública de ensino local.

Além de contadores de histórias de todo o país, o projeto também conta com estudiosos da literatura oral e escrita e outros profissionais interessados em divulgar e se aprofundar na tradição artística narrativa. A importância deste encontro está intimamente ligada ao resgate das origens do teatro ambiental e as pesquisas que enriquecem o universo da narração oral.

SITE: http://www.bocadoceu.com.br

A Incentiva atuou no projeto Boca do Céu na edição de 2010.

> Mais informações
Arte da Inclusão

A Arte da Inclusão

Ano: 2002 | Área: Exposição

A exposição Arte da Inclusão foi um projeto inovador. Crianças e jovens em risco social, assistidos pela ONG Gotas de Flor com Amor, e deficientes físicos, assistidos pela Associação Rodrigo Mendes, produziram 160 obras de arte e tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos.

A exposição contou ainda com a participação da Casa do Zezinho, do Projeto Comunidade Brasil, Adere – com obras de arte produzidas por portadores de deficiência mental -, e os Meninos do Morumbi.

As 160 obras ficaram expostas na Casa das Caldeiras em novembro/2002 e recebeu a visita de 1.100 pessoas.

> Mais informações
Circuito Cênico Bridgestone

Circuito Cênico Bridgestone

Ano: 2005 | Área: Teatro

O Circuito Cênico Bridgestone estimulou a circulação de produções de teatro e circo pelas grandes capitais do Brasil. Isso se tornou possível através do patrocínio a extensões de temporada de espetáculos bem sucedidos em suas cidades de origem.

O projeto foi realizado em Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre com as peças “Liberdade para as Borboletas”, “O Santo Pardo” e “Camila Baker.

> Mais informações

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: